🚨😮Mistério:Deputado Desaparecido Reaparece e Diz Não Saber Que Era do PODE...Ver mais

 António Pedrito Furuma, Dado Como Desaparecido, Assume Posse Como Deputado Sem Saber Que Era do PODEMOS



FURUMA, "DEPUTADO" DESAPARECIDO PODE "FURAR" NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA 


POR: JORGE MATAVEL 


A política doméstica tem esse estranho dom de surpreender quando pensamos que tudo que há de novo já foi dito e feito.


Após 60 dias dado como desaparecido-até com rumores de envolvimento nas mortes das manifestações-António Pedrito Furuma ( fixem bem este nome) ressurgiu das "cinzas", como um dos dois deputados do PODEMOS que ainda não tomou posse.


Corpo franzino, olhar envergonhado, alguns fios de barba ainda na fase embrionária. Furuma é um miúdo, 25 anos de idade. Chegou a Maputo com um único objectivo: estudar educação física, entre saltos, flexões e abdominais. Sonhava com o corpo em movimento, não com articulações legislativas, imunidade e subsídios.


O seu nome começou a circular na "casa do povo", ali na Avenida 24 de Julho. Furuma lembra-se vagamente de um amigo ter mencionado, durante a campanha, que ele poderia ser um dos excluídos da lista. Não deu nenhuma importância. Estava mais preocupado em aperfeiçoar os seus saltos acrobáticos do que com promessas eleitorais-até porque o regimento da Assembleia não permitiria tais acrobacias diante da mamã Talapa, por exemplo.


Quando o seu nome começa a ser repetido nas rodas de conversa, o Balanço Geral, com urgência, clama por sua presença. Furuma finalmente lança publicamente sinais de vida, até para o espanto do partido de Forquilha.


Com ajuda de alguns, redige um requerimento a explicar que nunca esteve perdido, apenas ignorava que não poderia beneficiar do cargo por não ter participado activamente na campanha. Faltava-lhe, no entanto a roupa formal para ocasião.


Com auxílio, o miúdo consegue finalmente um fato, sapatos e relógio. Através de uma baleia corre à Assembleia da República, onde, tímido, explica a sua ausência e solicita finalmente tomar posse.


Na entrevista ao Balanço Geral, com voz trémula, mas urgente diz sentir-se injustiçado e que agora quer "furar" o sistema e entrar, de facto, na Assembleia da República. Furuma entende que o PODEMOS pretende encaixar alguém no seu lugar.


Nas próximas eleições, talvez também devesse ter várias cópias do meu Bilhete de Identidade e cartão de eleitor e entregar a qualquer um que solicitasse. Quem sabe, um dia eu me torne Matavelruma no lugar de Furuma.



0/Post a Comment/Comments